31.10.06

 

LINK INTERESSANTE


Pessoal este link contém muitos desenhos e gifs animadas. Aproveitem!!!!
 

ECS 8 - Integração

Oi pessoal!
Esta é minha imagem para a ECS 8. Quem tem igual?
ritafreiberger@yahoo.com
Enfim nos encontramos:
Cátia Titoni do mesmo pólo que eu, Gravataí, Fabiana Pires Garcia de Sapiranga,Roseli Ross de São Leopoldo e Elenice Hahn de Três Cachoeiras. Foi um trabalho muito difícil, as colegas foram mais rápidas que eu para encontrar quem tinha a mesma imagem. Não tenho banda larga e o "lentinho" do meu computador não me ajudou muito. Foi bem legal visitar o blog das colegas e conhecer um pouco de cada uma, vamos manter contatos sempre que der e trocar muitas idéias. Aproveito e deixo aqui registrado um super abraço a todas elas!!!!

25.10.06

 

ECS 6 - WEBER II


No fórum trocamos muitas idéias, os comentários realizados mostram as nossas diversidades como educadores, e refletem as igualdades e diferenças de nossas escolas. Minha participação no fórum foi colocando minhas preocupações quanto ao processo de transformação das condições sociais dos dias de hoje que participam diretamente na educação.
"A educação ,para Marx, participa do processo de transformação das condições sociais, mas ao mesmo tempo é condicionada pelo processo". (revista Nova Escola- edição de dez. 2005)
Situações vivenciadas:
1ª) Sou uma professora que procuro trabalhar com meus alunos de maneira que haja muita troca de experiências, um relacionamento repleto de diálogos e afetivo, procuro observar a individualidade e as limitações de cada um, mas mesmo assim, sou vista pelos pais dos alunos, como a autoridade da sala de aula, que não pode ser desrespeitada e que é a dona do saber e que tem poder de decisão total .Muitas vezes é colocado para os alunos (pelos próprios pais) que na escola a professora é a 2ª mãe , e estas palavras em sí, já colocam o papel do professor como sendo uma autoridade perante os alunos. Nós professores servimos como um espelho para nossos alunos e uma importante referência para os mesmos, em nós eles depositam confiança, procuram encontrar segurança e amor. Por tudo isso, querendo ou não, acredito que como professora acabo exercendo uma mistura de dominação patriarcal e também carismática sobre meus alunos.
2ª) Quando está para acontecer a eleição de diretores vários nomes são cogitados dentre os professores para que se candidatem, muitas vezes indicados por uma questão carismática ou por competência no desempenho de suas funções. Várias idéias são expostas e debatidas, referentes a possíveis candidatos, até que alguns demonstrem interesse e desejem responder como autoridades, geralmente carismáticas, dentro da escola, envolvendo toda a comunidade escolar. Após eleitos deverão desenvolver uma liderança que demonstre boas qualidades, confiança e segurança nas relações sociais não esquecendo , acima de tudo, de ser justo para com todos.
Visitando Blogs:
Realizei uma visita a vários blogs de colegas de outros pólos , observei idéias muito criativas e alunos que se expressam muito bem na colocação de suas posições nas atividades, porém ainda não tinham postado a atividade 6- Weber II . Por isso farei os comentários sobre as postagens dos colegas daqui a alguns dias.

23.10.06

 

ECS 5 - WEBER I




Biografia
Max Weber foi um intelectual e sociólogo alemão.Nasceu em Erfurt em 1864, morreu com 56 anos vítima de pneumonia em Monique. Ele foi juntamente com Marl Marx,Vilfredo Pareto e Emile Durkheim,um dos modernos fundadores da Sociologia. Weber é conhecido sobre tudo pelo seu trabalho sobre a Sociologia da Religião,também pelos estudos da burocratização da sociedade.Estes estudos tiveram grande importância no estudo da Teoria da Burocracia,dentro do campo de estudo da administração de Empresas.
Análise da Obra
A obra de Weber constitui momentos de compreensão dos fenômenos históricos e sociais e, ao mesmo tempo,trata dos problemas metodológicos , tornando-se complexa e bastante profunda.
Foi um crítico da "escola historicista" da economia.Os pensamentos de weber caracterizavam-se pela crítica ao materialismo histórico.Segundo Weber [...]um cientista social deve estar pronto para o reconhecimento da influência que as formas culturais podem ter sob a estrutura econômica[...]

Weber defendia que para todas as disciplinas,tanto as ciências naturais como as ciências da cultura o conhecimento é uma conquista que nunca chega ao fim.
Em seu tempo Max Weber,entrou em profundas discussões e contradições com Emile Durkheim..
Compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta era o objetivo principal de Weber e perceber assim sua estrutura intelegível.
Os estudos de Weber nos permitem compreender o mundo através de vários ângulos,pois para ele às sociedades são meios onde os valores são criados,mas ela não é concreta.
O estado é um instrumento de dominação do homem pelo homem,para ele só o estado poderia fazer uso da força e da violência,violência legítima,pois se apoia na Constituição.
Conforme lido no texto para Max Weber existem três tipos de dominação legítima,que se sustentam através da análise dos membros na sociedade.
Dominação Legal é a dominação burocrática,a dominação que rege às empresas,tudo é seguido através de um estatuto,as pessoas não possuem direitos alheios a este.Que ordena obedece, ao emitir uma ordem, a uma regra; à "lei" ou "regulamento" de uma norma formalmente abstrata.

Dominação Tradicional é a dominação patriarcal,ou seja,obedece-se aquele determinado membro por ser o patriarca da família,ou o mais velho...enfim é a vontade dele que é imposta de acordo com cada caso. Os servidores são recrutados em completa dependência pessoal do senhor, seja sobre forma puramente patrimonial ou extapatrimonial, de camadas não totalmente desprovidas de direito.

Dominação Carismática é a dominação cujo "líder" é obedecido através de seu carisma,suas qualidades e não em virtude de sua posição hierarquica ou dignidade tradicional.O quadro administrativo é escolhido segundo carisma e vocação pessoais, e não devido a sua qualificação pessoal.
Conclusão Pessoal
No meio escolar em que a maioria de nós professores exercemos nossa profissão, percebo que somos regidos pela dominação carismática,por que acreditamos,escolhemos,confiamos,elegemos nossos administradores em função de suas idéias, suas qualidades,planos e principalmente práticas que nos são apresentadas durante a convivência.

17.10.06

 

ECS 2 - BLOGS

Visitando as sugestões de blogs dados por esta interdisciplina, encontrei trabalhos muito criativos. Cada blog possui objetivos específicos que utilizavam ambientes diferenciados. Cada blog apresentava uma finalidade: para professores, colaborativos, para alunos, sociologia, etc. Pude perceber que os blogs favorecem um trabalho de interação e são bastante motivadores e atrativos. Blogs são grandes aliados virtuais para o auxílio na aprendizagem dos alunos e troca de idéias. Um blog pode abranger níveis diferentes, disciplinas , assuntos diversos, temas polêmicos e da atualidade, notícias, pesquisas, etc. Gostaria de ressaltar o blog de Relatos de Experiências Realizadas nas Escolas Públicas que é bastante interessante e nele encontrei o seguinte link:
http://copamundo.blogspot.com/
Ele é o máximo, interessantíssimo, ainda mais utilizando um assunto do momento que deixou os alunos hiper motivados e bastante participativos.

12.10.06

 

Fotos de meus alunos:

Lendo no cantinho da leitura em nossa sala de aula.
Teatro da história infantil 'Caraoquê, o caracol'.

 

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO- SEMANA 2

Endereço do Blog Pesquisado: http://drogas-to-fora.zip.net/

Nome do Blog: Drogas- Tô Fora!

Objetivo: Fazer um alerta referente aos malefícios causados pelo uso das drogas (maconha, álcool e fumo) e explicar os efeitos físicos e psíquicos que podem causar.

Comentários: Para mim, este blog é super interessante, ele retrata muito bem o uso de drogas e os tantos males que causam as pessoas.

No blog aparecem reportagens atuais , figuras animadas , de personagens conhecidos ,fotos chocantes para realmente deixarem alguma mensagem.

O blog foi muito bem idealizado e montado, enfim, é um blog educativo, pois ao ser acessado contém informações necessárias para ajudar na formação de jovens e adolescentes.

Outro Blog Pesquisado:

Endereço do Blog: http://eduprof.blogspot.com/
Nome: Educação Infantil
Objetivo: Estudar a realidade da Educação Infantil no Brasil e as políticas que sustentam a formação de professores que trabalham com a faixa etária de 0 a 6 anos.
Comentários: O blog é interessante porque apresenta situações vivenciadas em observações feitas numa instituição de Educação Infantil Federal, com postagem de fotos.
Foi comentado no blog a importância da qualificação dos professores que trabalham com a Educação Infantil; A qual penso ser de extrema importância.
Notei que no blog faltaram links relacionados à Educação Infantil e também neste continham muitos erros ortográficos . O mesmo poderia também dar ênfase a algum CEI (Centro de Educação Infantil) mostrando turmas de faixa etária entre 2 e 5 anos.

11.10.06

 

ECS 4 - Relato de Atividades


Lendo entrevista publicada na revista Nova Escola (out. 2003), textos e citações referentes a Saramago achei interessante algo que ele citou "...ler em voz alta não há maneira melhor de ganhar consciência do que se lê e do que se poderá vir a escrever". Saramago considera que um professor de língua portuguesa incentiva e ajuda seus alunos a compor boas redações pondo-os para ler em voz alta. O que os signos impressos mostram é o desenho da palavra "embalsamada. Só a leitura em voz alta a "ressuscita" completamente. Esta prática de leitura em voz alta , trabalho com meus alunos, mas sempre tive algumas dúvidas sobre isso, mas o autor Saramago me fez ver que esta prática é válida.
O texto de Durkheim foi bastante complicado , mas consegui tirar algumas idéias e conclusões:
* A principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social.
*A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza.
*Os adultos são responsáveis pela socialização dos jovens.
*Cabe aos estabelecimentos de ensino mostrar as necessidades da sociedade e moldá-las aos estudantes.

Visualizando blogs de colegas notei que são diferentes as maneiras de interpretação, dependendo da vivência de cada um os assuntos podem representar idéias diferentes, mas que complementam umas as outras.

7.10.06

 

ECS 3


1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill? Que a definição de Stuart Mill engloba fatos interdiversos que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo, sem perigo de confusão. A influêcia das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provém dos próprios homens, e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre outros difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.

2. Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem? Segundo Kant, "O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz."
Educação teria por objeto "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes" (James Mill).
O ponto fraco em que incorrem as definições apontadas é que elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens indistintamente; é essa educação universal a única que teorista se esforça por definir. Mas, se antes de o fazer ele considera história, não encontraria nada em que apoiasse tal hipótese. A educação tem variado infinitamente, com o tempo e o meio.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definis a educação? Para que haja educação, faz-se mister que haja, em face de uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira sobre a segunda. Seria necessário deifinir, agora a natureza específica dessa influência de uma geração a outra geração.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo e ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto fisíco e moral? Os meios particulares que toda a sociedade encerra em sua complexidade.

5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado tem que suscitar na criança ? Um certo numero de estados fisícos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; certos estados fisícos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, familía, profissão) considere igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6. A partir da definição "a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança certo número de estados fisícos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique. A educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós, pode-se dizer que existem dois seres. Um, constituido de todos os estados membros que não se relacionam se não conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoa; é o que se poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de ideias, sentimentos e hábitos, que exprime em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.

7. Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são ideias dependentes? Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, a mesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana. Sem dúvida, o individuo não pode engrandecer se não pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

archives