23.10.06
ECS 5 - WEBER I
Biografia
Max Weber foi um intelectual e sociólogo alemão.Nasceu em Erfurt em 1864, morreu com 56 anos vítima de pneumonia em Monique. Ele foi juntamente com Marl Marx,Vilfredo Pareto e Emile Durkheim,um dos modernos fundadores da Sociologia. Weber é conhecido sobre tudo pelo seu trabalho sobre a Sociologia da Religião,também pelos estudos da burocratização da sociedade.Estes estudos tiveram grande importância no estudo da Teoria da Burocracia,dentro do campo de estudo da administração de Empresas.
Análise da Obra
A obra de Weber constitui momentos de compreensão dos fenômenos históricos e sociais e, ao mesmo tempo,trata dos problemas metodológicos , tornando-se complexa e bastante profunda.Foi um crítico da "escola historicista" da economia.Os pensamentos de weber caracterizavam-se pela crítica ao materialismo histórico.Segundo Weber [...]um cientista social deve estar pronto para o reconhecimento da influência que as formas culturais podem ter sob a estrutura econômica[...]
Weber defendia que para todas as disciplinas,tanto as ciências naturais como as ciências da cultura o conhecimento é uma conquista que nunca chega ao fim.
Em seu tempo Max Weber,entrou em profundas discussões e contradições com Emile Durkheim..
Compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta era o objetivo principal de Weber e perceber assim sua estrutura intelegível.
Os estudos de Weber nos permitem compreender o mundo através de vários ângulos,pois para ele às sociedades são meios onde os valores são criados,mas ela não é concreta.
O estado é um instrumento de dominação do homem pelo homem,para ele só o estado poderia fazer uso da força e da violência,violência legítima,pois se apoia na Constituição.
Conforme lido no texto para Max Weber existem três tipos de dominação legítima,que se sustentam através da análise dos membros na sociedade.
Dominação Legal é a dominação burocrática,a dominação que rege às empresas,tudo é seguido através de um estatuto,as pessoas não possuem direitos alheios a este.Que ordena obedece, ao emitir uma ordem, a uma regra; à "lei" ou "regulamento" de uma norma formalmente abstrata.
Dominação Tradicional é a dominação patriarcal,ou seja,obedece-se aquele determinado membro por ser o patriarca da família,ou o mais velho...enfim é a vontade dele que é imposta de acordo com cada caso. Os servidores são recrutados em completa dependência pessoal do senhor, seja sobre forma puramente patrimonial ou extapatrimonial, de camadas não totalmente desprovidas de direito.
Dominação Carismática é a dominação cujo "líder" é obedecido através de seu carisma,suas qualidades e não em virtude de sua posição hierarquica ou dignidade tradicional.O quadro administrativo é escolhido segundo carisma e vocação pessoais, e não devido a sua qualificação pessoal.
Conclusão Pessoal
No meio escolar em que a maioria de nós professores exercemos nossa profissão, percebo que somos regidos pela dominação carismática,por que acreditamos,escolhemos,confiamos,elegemos nossos administradores em função de suas idéias, suas qualidades,planos e principalmente práticas que nos são apresentadas durante a convivência.