7.10.06
ECS 3
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill? Que a definição de Stuart Mill engloba fatos interdiversos que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo, sem perigo de confusão. A influêcia das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provém dos próprios homens, e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre outros difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.
2. Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem? Segundo Kant, "O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz."
Educação teria por objeto "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes" (James Mill).
O ponto fraco em que incorrem as definições apontadas é que elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens indistintamente; é essa educação universal a única que teorista se esforça por definir. Mas, se antes de o fazer ele considera história, não encontraria nada em que apoiasse tal hipótese. A educação tem variado infinitamente, com o tempo e o meio.
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definis a educação? Para que haja educação, faz-se mister que haja, em face de uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira sobre a segunda. Seria necessário deifinir, agora a natureza específica dessa influência de uma geração a outra geração.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo e ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto fisíco e moral? Os meios particulares que toda a sociedade encerra em sua complexidade.
5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado tem que suscitar na criança ? Um certo numero de estados fisícos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; certos estados fisícos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, familía, profissão) considere igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.
6. A partir da definição "a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança certo número de estados fisícos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique. A educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós, pode-se dizer que existem dois seres. Um, constituido de todos os estados membros que não se relacionam se não conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoa; é o que se poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de ideias, sentimentos e hábitos, que exprime em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.
7. Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são ideias dependentes? Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, a mesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana. Sem dúvida, o individuo não pode engrandecer se não pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.