25.10.06
ECS 6 - WEBER II
No fórum trocamos muitas idéias, os comentários realizados mostram as nossas diversidades como educadores, e refletem as igualdades e diferenças de nossas escolas. Minha participação no fórum foi colocando minhas preocupações quanto ao processo de transformação das condições sociais dos dias de hoje que participam diretamente na educação.
"A educação ,para Marx, participa do processo de transformação das condições sociais, mas ao mesmo tempo é condicionada pelo processo". (revista Nova Escola- edição de dez. 2005)
Situações vivenciadas:
1ª) Sou uma professora que procuro trabalhar com meus alunos de maneira que haja muita troca de experiências, um relacionamento repleto de diálogos e afetivo, procuro observar a individualidade e as limitações de cada um, mas mesmo assim, sou vista pelos pais dos alunos, como a autoridade da sala de aula, que não pode ser desrespeitada e que é a dona do saber e que tem poder de decisão total .Muitas vezes é colocado para os alunos (pelos próprios pais) que na escola a professora é a 2ª mãe , e estas palavras em sí, já colocam o papel do professor como sendo uma autoridade perante os alunos. Nós professores servimos como um espelho para nossos alunos e uma importante referência para os mesmos, em nós eles depositam confiança, procuram encontrar segurança e amor. Por tudo isso, querendo ou não, acredito que como professora acabo exercendo uma mistura de dominação patriarcal e também carismática sobre meus alunos.
2ª) Quando está para acontecer a eleição de diretores vários nomes são cogitados dentre os professores para que se candidatem, muitas vezes indicados por uma questão carismática ou por competência no desempenho de suas funções. Várias idéias são expostas e debatidas, referentes a possíveis candidatos, até que alguns demonstrem interesse e desejem responder como autoridades, geralmente carismáticas, dentro da escola, envolvendo toda a comunidade escolar. Após eleitos deverão desenvolver uma liderança que demonstre boas qualidades, confiança e segurança nas relações sociais não esquecendo , acima de tudo, de ser justo para com todos.
Visitando Blogs:
Realizei uma visita a vários blogs de colegas de outros pólos , observei idéias muito criativas e alunos que se expressam muito bem na colocação de suas posições nas atividades, porém ainda não tinham postado a atividade 6- Weber II . Por isso farei os comentários sobre as postagens dos colegas daqui a alguns dias.
Comments:
<< Home
Olá Rita,
Sou do Pólo de Três Cachoeiras e, meu blog é shirleyborges.blogspot.com.
Teus relatos sobre as vivências apresentam exemplos de dominação, pois realmente, nós professores,somos vistos pelos pais, como um SER Todo Poderoso,que devem obedecer e ter medo.Os nossos alunos devem gostar de estar na escola e respeitar os professores.
Beijos
Shirley
Postar um comentário
Sou do Pólo de Três Cachoeiras e, meu blog é shirleyborges.blogspot.com.
Teus relatos sobre as vivências apresentam exemplos de dominação, pois realmente, nós professores,somos vistos pelos pais, como um SER Todo Poderoso,que devem obedecer e ter medo.Os nossos alunos devem gostar de estar na escola e respeitar os professores.
Beijos
Shirley
<< Home