22.12.06
DESAFIO 2 - TICs
A chegada das Tecnologias de Informação e comunicação na escola evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e aos tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorrem no cotidiano da escola. Para entendê-los e superá-los é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente, de sua comunidade interna e externa.
Esse reconhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias (Computador, Internet, TV, vídeo...) existentes na escola à prática pedagógica e outras atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições significativas.As tecnologias são utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno.
No processo de incorporação das tecnologias na escola, aprende-se a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem com as novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e complexo.
Se a escola não inclui a tecnologia na educação das novas gerações,ela está na contramão da história, alheia ao espírito do tempo. Quando o professor convida o aluno a visitar um site, ele não apenas lança mão da nova mídia para potencializar a aprendizagem de um conteúdo curricular, mas contribui pedagógicamente para a inclusão deste aluno no mundo tecnológico.
A contribuição da educação para a inclusão do aluno, no mundo tecnológico, exige um aprendizado prévio por parte do professor.
Bibliografia:
Integração das Tecnologias na Educação-Salto para o Futuro-Secretaria de Educação à Distância.Brasília:Ministério da Educação,Seed,2005.204p.;il
Realizando esta esta atividade e conversando com as colegas do curso(PEAD-Pólo Gravataí) constatei que muitas das escolas Municipais de Gravataí ,que possuem laboratórios de informática estão mal equipadas para enfrentar as necessidades tecnológicas e educacionais do nosso século. O bom uso dos computadores e da internet, nas escolas é praticamente um consenso a idéia de que é necessário oferecer apoio e recursos aos professores, pois são eles que conseguem mostrar aos alunos algumas possibilidades de uso relevante da tecnologia para a prendizagem, é claro que os computadores não resolverão todos os problemas da educação brasileira, mas os países desenvolvidos já descobriram que eles fazem diferença - e não podemos perder mais tempo.
Após conversar e trocar idéias com alguns professores que trabalham na Escola Municipal de Ens. Fund. Bom Jesus (escola visitada) ,identifiquei que o Laboratório de informática da Escola é pequeno e apresenta pouca capacidade para comportar o número de alunos da escola, apresenta problemas no provedor que várias vezes não estabelece conexão com a internet,os professores sentem dificuldades em preparar aulas diferentes e produtivas por não terem conhecimento suficiente das tecnologias, nos dias mais quentes é insuportável o calor dentro do laboratório, quando algumas máquinas estragam demora muito para os reparos nas mesmas serem feitos, os alunos utilizam mais para acesso livre na internet ( orkut,bate-papo, sites de pesquisas, e jogos) alguns professores mais esclarecidos em informática aproveitam editores de textos, sites educativos, planilhas, e etc. para desenvolverem trabalhos mais interessantes, variados e diferentes dentro dos conteúdos desenvolvidos, com auxílio dos monitores.
Para o próximo ano , a Escola de Ens. Fund. Bom Jesus, pretende que o seu laboratório de informática seja monitorado pela bibliotecária da escola que participou neste ano de um curso de formação promovido pela Secretaria Municipal de Educação o qual habilitou a mesma para orientar professores titulares e alunos no uso adequado da informática na educação.
Esse reconhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias (Computador, Internet, TV, vídeo...) existentes na escola à prática pedagógica e outras atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições significativas.As tecnologias são utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno.
No processo de incorporação das tecnologias na escola, aprende-se a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem com as novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e complexo.
Se a escola não inclui a tecnologia na educação das novas gerações,ela está na contramão da história, alheia ao espírito do tempo. Quando o professor convida o aluno a visitar um site, ele não apenas lança mão da nova mídia para potencializar a aprendizagem de um conteúdo curricular, mas contribui pedagógicamente para a inclusão deste aluno no mundo tecnológico.
A contribuição da educação para a inclusão do aluno, no mundo tecnológico, exige um aprendizado prévio por parte do professor.
Bibliografia:
Integração das Tecnologias na Educação-Salto para o Futuro-Secretaria de Educação à Distância.Brasília:Ministério da Educação,Seed,2005.204p.;il
Realizando esta esta atividade e conversando com as colegas do curso(PEAD-Pólo Gravataí) constatei que muitas das escolas Municipais de Gravataí ,que possuem laboratórios de informática estão mal equipadas para enfrentar as necessidades tecnológicas e educacionais do nosso século. O bom uso dos computadores e da internet, nas escolas é praticamente um consenso a idéia de que é necessário oferecer apoio e recursos aos professores, pois são eles que conseguem mostrar aos alunos algumas possibilidades de uso relevante da tecnologia para a prendizagem, é claro que os computadores não resolverão todos os problemas da educação brasileira, mas os países desenvolvidos já descobriram que eles fazem diferença - e não podemos perder mais tempo.
Após conversar e trocar idéias com alguns professores que trabalham na Escola Municipal de Ens. Fund. Bom Jesus (escola visitada) ,identifiquei que o Laboratório de informática da Escola é pequeno e apresenta pouca capacidade para comportar o número de alunos da escola, apresenta problemas no provedor que várias vezes não estabelece conexão com a internet,os professores sentem dificuldades em preparar aulas diferentes e produtivas por não terem conhecimento suficiente das tecnologias, nos dias mais quentes é insuportável o calor dentro do laboratório, quando algumas máquinas estragam demora muito para os reparos nas mesmas serem feitos, os alunos utilizam mais para acesso livre na internet ( orkut,bate-papo, sites de pesquisas, e jogos) alguns professores mais esclarecidos em informática aproveitam editores de textos, sites educativos, planilhas, e etc. para desenvolverem trabalhos mais interessantes, variados e diferentes dentro dos conteúdos desenvolvidos, com auxílio dos monitores.
Para o próximo ano , a Escola de Ens. Fund. Bom Jesus, pretende que o seu laboratório de informática seja monitorado pela bibliotecária da escola que participou neste ano de um curso de formação promovido pela Secretaria Municipal de Educação o qual habilitou a mesma para orientar professores titulares e alunos no uso adequado da informática na educação.
Comments:
<< Home
oi Rita.. que bacana tua atividade! mas atendendo ao solictado no desafio 2 - qual seria a perspectiva epistemológica que embasa o uso da informática nesta escola?? sugiro uma reflexão pedagógica sobre isso.. []´s
Postar um comentário
<< Home