4.11.06
ECS 7- Marx & Engels I
Friedrich Engels foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx, fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador. Engels foi um filósofo como poucos:soube analisar a sociedade de forma muito eficiente influenciando diversos autores marxistas. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e Morreu em 5 de agosto de 1895.
Karl Marx foi um dos mais influentes intelectuais de todos os tempos, Marx investigou o funcionamento do capitalismo e previu que o sistema seria superado pela emancipação dos trabalhadores. Nasceu em 1818 em Trier, Sul da Alemanha , e Morreu em 1883, em Londres.
Na base do pensamento de Marx está a idéia de que tudo se encontra em constante processo de mudança.O motor da mudança sõ os conflitos resultantes das contradições de uma mesma realidade. Para Marx, o conflito que explica a história é a luta de classes. Segundo o filósofo, as sociedades se estruturam de modo a promover os interesses da classe economicamente dominante. No capitalismo , a classe dominante é a burguesia; e aquela que vende sua força de trabalho e recebe apenas parte do valor que produz é o proletariado.O marxismo prevê que o proletariado se libertará dos vínculos com as forças opressoras e , com isso dará origem a uma nova sociedade.
Marx e Engels viveram numa época em que a Europa se debatia em conflitos, tanto no campo das idéias, como nos das instituições.Dois momentos da história Européia foram vividos por Marx intensamente e tiveram importantes reflexos em sua obra:as revoltas antimonárquicas de 1848- na Itália, na França, na Alemanha e na Áustria- e a Comuna de Paris, que durante pouco mais de três meses em 1871, levou os operários ao poder, influenciados pelas idéias do próprio Marx.
Combater a alienação e a desumanização era, para Marx, a função social da educação. Para isso seria necessário aprender competências que são indis pensáveis para a compreensão do mundo físico e social.
da educação. Para isso seria necessário aprender competências que são indispensáveis para a compreensãpo do mundo físico e social. Marx via na instrução das fábricas, criada pelo capitalismo, qualidades para ser aproveitadas para um ensino transformador- pricipalmente com o rigor com que encarava o aprendizado para o trabalho. O mais importante, no entanto, seria ir contra a tandência "profissionalizante" que levava as escolas industriais a ensinar apenas o estritamente necessário para o exercício de determinada função. Marx entendia que a educação deveria ser ao mesmo tempo intelectual, física e técnica.
Um aspecto importante do pensamento de Marx foi ter abordado as relações capitalistas como fenômeno histórico, mutável e contraditório, trazendo dentro de sí impulsos de ruptura. Um desses impulsos resulta do processo de alienação a que o trabalhador é submetido, segundo o pensador. Por causa da divisão do trabalho- característica da economia industrial, em que cada um realiza apenas uma pequena etapa da produção-, o empregado se aliena do processo como um todo. Além disso, o retorno da produção de cada homem é uma quantia de dinheiro, que, por sua vez, será trocada por produtos que ele necessita. O comércio para Marx, se constituiria de trocas em que tudo - do trabalho ao dinheiro, das máquinas ao salário- tem valor de mercadoria, numa progressão multiplicadora do processo alienante. Por outro lado este processo se dá as custas da concentração da propriedade por aqueles que empregam a mão de obra em troca de salário. As necessidades dos trabalhadores os levarão a buscar produtos que são propriedade de outros. Isso os pressiona a querer romper com a própria alienação. Um dos principais objetivos da revolução prevista por Marx é recuperar em todos os homens seu pleno desenvolvimento intelectual, físico e técnico. É nesse sentido que a educação ganha importância no pensamento marxista.
Para pensar: A alienação de que fala Marx é consequencia do afastamento entre os interesses do trabalhador e aquilo que ele produz. De modo mais amplo, trata-se também do abismo entre o que se aprende apenas para cumprir uma função no sistema de produção e uma formação que realmente ajude o ser humano a exercer suas potencialidades.
Você já pensou se a educação, como é praticada ao seu redor, procura dar condições ao aluno para que se desenvolva por inteiro ou se responde apenas a objetivos limitados pelas circunstâncias?
SE VOCÊ QUISER SABER MAIS E FICAR BEM POR DENTRO DO ASSUNTO , CLIQUE AQUI!!!!
Comments:
<< Home
Rita, adorei tua atividade. Fostes bem clara em tuas explicações, detalhando alguns conceitos. Também foi bastante interessante teu comentário ao final da postagem.
Grande abraço.
Postar um comentário
Grande abraço.
<< Home