28.9.06
ATIVIDADE 1
Meu nome completo é Rita de Cássia Castiglia Freiberger, tenho 38 anos, trabalho a 21 anos no magistério público municipal, a 12 anos na escola municipal Bom Jesus, com turmas de alfabetização pela manhã e tarde.
Quanto ao conto da "Ilha Desconhecida" de José Saramago, fiz algumas associações com minha realidade, pensei na escola como a caravela que muitas vezes passa por arranjos e adaptações que modificam um bocado, mas na verdade continua sempre a ser caravela. O homem do barco e a mulher da limpeza são como os professores, sempre em busca de seus sonhos, ousados e corajosos, mesmo passando por situações difíceis não desanimaram e não desistiram. E a ilha? Para mim a ilha representa a educação, estamos sempre aop redor dela, dentro dela, a procura dela, fazendo descobertas nela, sonhando com tudo que pode melhorá-la e em conhecê-la cada vez melhor.
Tornei-me professora porque desde pequena já mostrava ter gosto pela profissão pois adorava brincar de "aulinha", ao entrar no segundo grau, minha mãe fez questão de me colocar no magistério, na escola Dom Feliciano, aqui em Gravataí, cidade que sempre morei. Me saí muito bem e gostei bastante da profissão, principalmente por trabalhar com alfabetização, acho muito gratificante ver a caminhada desenvolvida pelos alunos no processo de construção da leitura e da escrita.
Tenho a ousadia de sempre inventar atividades novas, elaborar projetos que envolvam meus alunos prazerosamente .Tenho medo de não conseguir resolver alguns problemas de dificuldades de aprendizagem de alguns alunos. Quero dialogar sempre com colegas de profissão trocando idéias novas e experiências vivenciadas.Quanto ao conto da "Ilha Desconhecida" de José Saramago, fiz algumas associações com minha realidade, pensei na escola como a caravela que muitas vezes passa por arranjos e adaptações que modificam um bocado, mas na verdade continua sempre a ser caravela. O homem do barco e a mulher da limpeza são como os professores, sempre em busca de seus sonhos, ousados e corajosos, mesmo passando por situações difíceis não desanimaram e não desistiram. E a ilha? Para mim a ilha representa a educação, estamos sempre aop redor dela, dentro dela, a procura dela, fazendo descobertas nela, sonhando com tudo que pode melhorá-la e em conhecê-la cada vez melhor.